<%=NBResource_01_01 %>

Nuestros escritores y editores ofrecen ideas sobre las últimas noticias, eventos, entrevistas y acontecimientos del universo de desarrollo por empredimiento. Todos los post de NextBillion se enumeran aquí y pueden ser ordenados por fecha.

martes, 11 de diciembre de 2012

TEDxSF: 7 Billion Well: Empreendedorismo em serviços de saúde para a base da pirâmide

por Yasmina Zaidman

Nota do editor: esse post foi originalmente publicado no blog do Acumen Fund e também está disponível no blog de Yasmina Zaidman. Recentemente, a versão em inglês do NextBillion lançou o NextBillion Health Care, um blog focado em investimentos e negócios sociais na área da saúde.  

No último mês, fui convidada duas vezes para falar sobre saúde global e, nas duas oportunidades, pensei “eu não sei nada sobre isso”. Essa sensação é fruto de meu contato com a enorme complexidade que cerca a questão. Já vi especialistas, investidores e empresas da área lutando contra os desafios de se tratar a atenção à saúde em larga escala para as populações pobres. Como sociedade, fizemos progressos incríveis no combate à Polio e ao HIV/Aids e temos visto avanços importantes na saúde materna e no combate à diarreia, mas ainda há muito o que fazer.

Não vou mostrar aqui todos os números, mas eles dão o sentimento de profunda vergonha por ainda não termos resolvido problemas que são totalmente passíveis de serem solucionados. E porque milhares de pessoas, a maioria crianças, morrem por conta disso. Acredito que essa seja a vergonha de nossa era. Mas também estou cercada pelo fato de que eu, e mesmo minha instituição, não tenho as respostas para esses grandes desafios.

Mas nós conhecemos as pessoas que têm essas respostas.

Não estou falando sobre cientistas brilhantes descobrindo curas ou sobre filantrópicos que levam a generosidade a outro nível. Não estou nem falando sobre líderes heroicos que combatem doenças como a Aids e a cólera nas trincheiras, superando burocracia e apatia para levar serviços de saúde a lugares abandonados pelo mundo. Estou falando sobre os pesquisadores, os empreendedores que procuram formas de driblar os problemas mais persistentes e desafiadores que ainda nos mantêm atrasados na assistência à saúde – logística difícil de distribuição e manutenção de vacinas e medicamentos em geladeiras ou desafios de conquistar usuários finais que já não acreditam mais nas instituições. Questões de como precificar os produtos e serviços diante da extrema pobreza e de como construir um modelo de negócios acessível a todos.

Estou falando sobre empreendedores que querem ser criativos e implacáveis para levar serviços de saúde aos pobres. E é sobre isso que eu falou nessa curta apresentação durante o evento 7 Billion Well, do TEDxSF. Não que eu pense que o empreendedorismo seja a única resposta para temas como saúde materna, mas acredito que ele é parte importante da solução de uma gama de problemas que precisam de uma nova abordagem, para ouvirmos e empoderarmos os usuários dos serviços de saúde. E estamos apenas no começo.

 

URL amigable: 

Story Snapshot

CLOSE