<%=NBResource_01_01 %>

Nuestros escritores y editores ofrecen ideas sobre las últimas noticias, eventos, entrevistas y acontecimientos del universo de desarrollo por empredimiento. Todos los post de NextBillion se enumeran aquí y pueden ser ordenados por fecha.

jueves, 20 de diciembre de 2012

SWAP seleciona empreendimentos sociais no Brasil, na Colômbia e no México

por Fernanda Tambelini

O Smiling World Accelerator Program (SWAP) está na América Latina, em busca de empreendimentos sociais no Brasil, na Colômbia e no México. Trata-se de um programa de aceleração de negócios sociais, patrocinado pelo LGT Venture Philanthropy, um fundo de investimento de impacto criado pela família do Príncipe de Liechtenstein. Até o momento, a iniciativa já fez 26 investimentos em todo o mundo.

O SWAT oferece apoio financeiro e consultoria estratégica a empresas sociais com alto índice de crescimento que melhorem a qualidade de vida de pessoas menos favorecidas no Brasil, Colômbia, México, Filipinas, Tailândia, Vietnam, Indonésia e China.

O programa busca gerar diversos benefícios para os empreendimentos sociais, incluindo: investimento de até US$ 50 mil (na forma de empréstimo, empréstimo reversível ou doação) no primeiro ano de atuação da empresa; acompanhamento individual e frequente de um consultor de gestão; estratégias de crescimento e gestão de riscos; acesso à plataforma eletrônica do LGT Venture Philanthropy, que inclui ferramentas práticas e recursos empresariais; acesso a parceiros do LGT Venture Philanthropy na área social em todo o mundo; e possibilidade de novos financiamentos do LGT Venture Philanthropy e de seus sócios investidores, após uma aceleração bem sucedida.

Critérios de seleção

Para solicitar o programa acelerador do SWAP, as empresas ou ONGs devem cumprir os seguintes critérios:

  • Ter um impacto direto e mensurável na qualidade de vida da população menos favorecida.
  • Procurar ser financeiramente auto-sustentáveis.
  • Ter uma equipe gestora competente e capaz de levar a empresa ao crescimento.
  • Estar devidamente registrada perante as autoridades competentes.
  • Estar no mercado há pelo menos um ano e ter tomado medidas decisivas para ir além da etapa de conceito ou ideia. Isso implica em ter resultados tangíveis das operações em curso, como uma quantidade importante de beneficiários alcançados, produtos ou serviços com aceitação no mercado (bons índices de venda), ter feito associações ou parcerias com outras entidades etc.
  • Ter um plano básico de expansão para levar seu modelo à grande escala, baseado em um conhecimento profundo do setor em que opere.
  • Ter uma solução efetiva para um dos setores pertinentes ao LGT Venture Philanthropy, como agricultura, saúde/ nutrição, água, energias renováveis, gestão de recursos naturais, educação/ capacitação, serviços de apoio para o sistema de investimento de impacto (ex: plataformas, consultorias), e outros produtos inovadores que ofereçam soluções a populações desfavorecidas.
  • Ter uma equipe diretora disposta a comprometer-se com o programa SWAP como sócio estratégico e a oferecer recursos e tempo para trabalhar de maneira próxima ao consultor, para alcançar os objetivos acordados.

 

Site do SWAP

Formulários de Inscrição

Processo Seletivo

 

Data limite para inscrições: 27 de janeiro de 2013

URL amigable: 

Story Snapshot

CLOSE